Notícias

Samarco vai demitir 600

Geral, 20 de Novembro de 2017 às 15:22h

A mineradora Samarco, cujas atividades esto paralisadas desde novembro de 2015, quando a barragem de Fundo, em Mariana, na regio central de Minas Gerais, se rompeu, vai demitir 600 funcionrios at o ms de dezembro.

 
 
A lama da mineradora matou 19 pessoas, destruiu distritos, afetou várias cidades mineiras e do Espírito Santo e ainda poluiu grande parte do Rio Doce.
 
Ela fez o anúncio nesta quinta-feira (16) durante uma reunião com sindicatos que representam os funcionários de Minas Gerais e do Espírito Santo. Segundo a empresa, o quadro de empregados vai cair de 1.735 para 1.135.
 
A decisão foi tomada porque não há previsão quanto à data de retorno das operações. A previsão é que ela seja gradual, com utilização inicial de 26% da capacidade produtiva.
 
Nesta sexta-feira (17), em um outro encontro com os trabalhadores, a Samarco aceitou a proposta dos sindicatos de realizar um Programa de Demissão Voluntária (PDV).
 
Segundo a mineradora, os funcionários que aderirem ao plano receberão 50% do salário para cada ano de trabalho, limitado a 4 salários; três salários fixos limitado a R$ 7,5 mil; desligamento por iniciativa da empresa e plano de saúde por seis meses, a partir da data de demissão.
 
Caso o programa não atinja a meta de adesão de 600 empregados, a própria empresa tomará a iniciativa dos cortes.
 
Em outubro, a Samarco prorrogou o layoff proposto a cerca de 800 trabalhadores das unidades de Germano, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e em Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo. Segundo a mineradora, os empregados que continuarem em layoff terão os direitos atuais garantidos, recebendo o valor correspondente à sua renda líquida mensal.
 
Esta foi a segunda prorrogação deste layoff, que começou em junho, e vai valer por mais cinco meses, de 1º de novembro até o dia 31 de março 2018.
 
Desde o rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015, em Mariana, os trabalhadores da mineradora já passaram por três períodos de layoff.
 
Fonte: TV Minas
Pesquisa e seleção de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros