Notícias

Brumadinho: descaso da Vale e dos órgãos públicos

Geral, 28 de Janeiro de 2019 às 08:29h

Uma tragédia anunciada, sobretudo após Mariana, o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), semana passada, é um dos mais graves eventos de violação às normas de segurança do trabalho na história da mineração no Brasil. Até agora, dezenas de mortes foram confirmadas e centenas de pessoas continuam desaparecidas.

“A tragédia demonstra a precariedade das condições de trabalho a que estão expostos os trabalhadores no Brasil”, denunciou a nota do Ministério Público do Trabalho (MPT) ao afirmar que irá realizar um diagnóstico do crime socioambiental de Brumadinho, com vistas à apuração de responsabilidades criminal, civil e trabalhista.
A Vale, antes chamada de Companhia Vale do rio Doce (CVRD), foi fundada em 1942 pelo então presidente Getúlio Vargas, sob de que a Vale dava prejuízo ao país, em 1997, o entào presidente Fernando Henrique Cardoso, privatizou a estatal que hoje está entre as maiores mineradoras do mundo e abocanha lucros da 17 bilhões de reais, a coloca entre as maiores mineradoras do mundo.
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros